Como construir com parcelas menores que o aluguel
- Lotal Engenharia
- 16 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2021
É inegável que o sonho de muitos é a conquista da casa própria e a saída do aluguel. Entretanto, sabemos muito bem que a situação do país, sobretudo no último ano de pandemia, não é nada favorável e muitas pessoas acabaram perdendo suas economias e distanciando ainda mais a realização do sonho. Mas calma, que nós temos a solução!

Construção financiada
Muitos já conhecem o financiamento imobiliário, aquele que você vai até um corretor, solicita um financiamento na Caixa Econômica e consegue comprar a casa. Porém, quem já realizou esse tipo de financiamento sabe que as parcelas não são tão suaves e você paga o valor da casa já valorizada. Mas o que muitos não conhecem é o financiamento de construção, também pela Caixa Econômica Federal.
O processo é basicamente o mesmo, com algumas mudanças. A Caixa analisa sua renda mensal e disponibiliza um valor para o financiamento que poderá ser utilizado tanto para a construção do imóvel (para quem já possui um terreno), quanto para a aquisição de um novo terreno e a construção nele. As vantagens desse procedimento são inúmeras e mostraremos algumas abaixo.
Parcelas menores que o aluguel
Pode parecer uma propaganda boa demais, mas é algo que é plenamente possível de ser alcançado. Como o financiamento é para o processo construtivo, que é sempre muito mais barato do que comprar a casa pronta, que já possui a valorização por conta da localização e do lucro da venda, as parcelas são consequentemente mais baratas, se levarmos em conta uma casa pronta e uma para construir que sejam do mesmo tamanho.

Segurança da construção e do processo
Outro ponto a ser mostrado é a segurança e a qualidade do processo. Todos sabemos que para construir é de extrema necessidade a presença de uma equipe qualificada. E para um processo de financiamento de construção não é diferente; é obrigatória a presença de um engenheiro para projetar, dirigir e gerir todo o processo. Mas por que?
O banco, ao te emprestar o dinheiro para construir, quer ter a garantia de que o dinheiro será devidamente utilizado para esse fim. Logo, ele obriga que um engenheiro esteja a frente da obra, além de periodicamente enviar um engenheiro Caixa credenciado para fiscalizar o andamento da obra e se tudo está ocorrendo da maneira que deve ser.
Mas talvez você se pergunte: "Ah, mas quer dizer que vou ter que pagar as parcelas do financiamento e ainda contratar um engenheiro?". NÃO!
Você paga apenas o financiamento
É exatamente isso. Durante o processo do financiamento, a Caixa separa uma parte do valor do financiamento para "pagar" os encargos do engenheiro que você procurar. Ou seja, se você for em algum escritório de engenharia e o profissional cobrar pelos serviços, mude de engenheiro imediatamente! O engenheiro, ao projetar e dirigir o processo e a obra, já recebe os seus encargos por parte da Caixa. É mais uma garantia de segurança e confiabilidade para seu projeto.

E aí, o que achou desse post? Se ficou interessado, procure pela Lotal nas redes sociais e agende uma reunião conosco para realizarmos o seu sonho!
Comments